No passado dia 1 de setembro decorreu a apresentação do projeto da nova Biblioteca de Benfica – António Lobo Antunes, localizada no edifício do Fábrica 1921.
Nesta sessão estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, o Vereador da Cultura, Diogo Moura, o Presidente da Junta de Freguesia de Benfica, Ricardo Marques e o Presidente do Conselho de Administração da Teixeira Duarte, Manuel Teixeira Duarte.
Ao abrigo de um protocolo celebrado entre a Câmara Municipal de Lisboa e a Teixeira Duarte, mecenas do projeto, reuniram-se as condições para Lisboa ver nascer a nova Biblioteca de Benfica – António Lobo Antunes.
Irá ocupar dois pisos, numa área total de 1.850 m2, com diferentes funcionalidades e zonas pensadas para as famílias, adultos, crianças e jovens. Está ainda prevista a existência de uma área multiusos com uma galeria, bem como uma sala denominada “Espaço António Lobo Antunes”, reforçando a importância do seu pensamento e da sua obra literária na divulgação da Língua Portuguesa em Portugal e no estrangeiro.
Esta é a 19ª biblioteca municipal da cidade de Lisboa, um projeto previsto no Programa Estratégico Biblioteca XXI, e que concretiza a estratégia da autarquia em valorizar o território e o património cultural da cidade.
Será ainda a nova casa do acervo literário do escritor, constituído por cerca de 20 mil títulos, manuscritos e outros documentos, doados pelo autor à cidade de Lisboa.